02 agosto 2020

Missão impossível

Uma boa assessoria é importante para alcançar sucesso num empreendimento qualquer. Ter profissionais qualificados nas diversas áreas envolvidas no projeto, seja na parte jurídica, contábil, administrativa, de marketing, além de alguém que conheça os códigos da linguagem é o básico. Um bom planejamento e uma boa assessoria é fundamental para o possível sucesso.

Quando lia a ordem de Jesus Cristo a seus discípulos de ‘ir por todo o mundo, pregar o Evangelho, batizar, fazer discípulos’, parecia ser uma missão impossível. A assessoria de Jesus era pouco qualificada. O mais instruído saiu da equipe. Tinha gente ali que não sabia fazer um ‘O’ com o fundo de um copo. Mateus, talvez, fosse o melhor em matemática. Os outros falavam mal o idioma local. Eram poucos e com recursos financeiros limitados para bancar uma viagem curta, quanto mais para obedecer à ordem de ‘ir por todo o mundo’.

De fato, era uma missão impossível para aqueles discípulos, como também, é para qualquer equipe preparada de hoje. Deus espera que tenhamos a disposição de ir, tão somente isso. A missão era e continua sendo do Espírito Santo. Somos apenas testemunhas.

O livro de Atos dos Apóstolos bem que poderia ser chamado de Atos do Espírito Santo. No capítulo 8:29 encontramos a seguinte frase: “… disse o Espírito Santo a Felipe.” Em outro texto, “…pareceu bem ao Espírito Santo…” (Atos 15:28). E mais outro, “tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia…” (Atos 16:6). Era o cumprimento da palavra de Cristo quando disse que enviaria o Espírito Santo para ensinar todas as coisas (João 14:26). O Espírito Santo seria o professor, o guia, o pregador.

É papel exclusivo do Espírito de Deus converter o pecador de seu mau caminho. A parte humana é ir testemunhar sobre a mudança operada na própria vida. Dentre as funções do Espírito Santo estão a de capacitar para testemunhar, guiar, preparar e abrir portas. É importante saber que foi o Espírito Santo quem inspirou o texto da bíblia. Por isso, somente Ele poderá fazer alguém entender o mesmo texto, porque o poder está na bíblia e não em nossa argumentação ou capacidade teológica.

Que tenhamos o privilégio de cooperar com o Ministério do Espírito Santo de salvar perdidos para Cristo com nosso testemunho. (Baseado na Lição da Escola Sabatina Fazendo amigos para Deus, A alegria de participar de Sua Missão, CPB, 2020).